As aulas de Música para a Primeira Infância baseiam-se na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. Afastando a possibilidade de ser um método de ensino da música, esta teoria preocupa-se com os processos de aprendizagem das crianças. Assim, os professores centram a sua atenção em “como aprendem os alunos” e não em “como devo ensinar”. Segundo E. Gordon, o ser humano aprende música num processo semelhante à aprendizagem da língua materna. Por isso acreditamos que as primeiras aulas de música devem acontecer o mais cedo possível, ainda em bebé. A criança construirá o seu vocabulário musical em paralelo com o vocabulário linguístico, começará a cantar ao mesmo tempo que começa a falar, contribuindo para que a música lhe seja algo intrínseco e natural.
As aulas de música para bebés são destinadas a crianças dos 0 aos 12 meses, acompanhadas por um adulto. O principal objectivo destas aulas centra-se ao primeiro estádio de aprendizagem – Aculturação. Nelas proporcionamos ao bebé ambientes auditivos diversos, com especial enfoque para a voz cantada, que será o seu primeiro instrumento musical. É através da voz que imitamos, para interiorizar e exteriorizar o que absorvemos. Outra componente importante é o movimento, essencial para o desenvolvimento das suas aptidões rítmicas. Deste modo, haverá sempre uma ligação entre música e movimento para que o bebé possa “observar o que ouve”, deixando-lhe espaço para tomar consciência corporal e passar a “sentir o que ouve e vê”. A participação do acompanhante é essencial por vários aspectos: é, mais do que o professor, um modelo para o bebé; o timbre da sua voz é familiar. Além do mais, estando todos os adultos a fazer o mesmo, o bebé assumirá a actividade como natural e como um modelo a seguir. Estas aulas são ainda um espaço privilegiado para o fortalecimento dos laços de confiança entre pais e filhos, através da cumplicidade na participação das actividades.
Estas aulas são o seguimento da “Música para bebés”. Destinam-se a crianças entre os meses e os 3 anos, acompanhadas por um adulto. Continuando num trabalho constante de aculturação, começamos agora a conduzi-las para a passagem ao próximo estádio de aprendizagem – Imitação. Conservando os princípios base da Música para bebés, pretende-se que as crianças deixem de ser passivos assistentes para começar a participar voluntariamente nas actividades, havendo para isso uma estimulação constante e individualizada. Mantemos o canto e o movimento como componentes principais em actividades diversas, utilizando acessórios variados que contribuam para o interesse da criança.
Destinadas a crianças entre os e 6 anos, as aulas de Música e Movimento surgem como uma “ponte” necessária e indispensável entre as aulas da primeira infância e a educação musical formal. Nesta altura as crianças já estarão no 3º estádio de aprendizagem – a Assimilação. São agora capazes de imitar e compreender o que ouvem, permitindo-lhes generalizar e expressar as suas próprias ideias musicais. Cada uma destas aulas será uma experiência nova, tentando abordar e desenvolver as aptidões variadas que mais tarde permitirão uma boa compreensão musical e, sobretudo, vivências musicais felizes.
Entre vários objectivos, podemos referir:
Destinadas a crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, constitui a primeira fase da aprendizagem formal da linguagem musical e da prática instrumental. Assente num currículo emanado do Ministério da Educação, os programas foram elaborados tendo em conta não só os conhecimentos específicos a adquirir, mas também os benefícios que a prática musical pode trazer ao desenvolvimento das crianças:
Contribui fortemente para um desenvolvimento equilibrado;
Integra 3 disciplinas, num total de 3 horas semanais: Coro Infantil, Formação Musical e Instrumento.
Sendo a voz o nosso instrumento musical primordial, é através dela que a criança pode, sem necessidade de conhecimentos musicais de base, iniciar a sua prática musical de conjunto. Sendo um espaço de convívio e de construção de amizades, o trabalho na aula desenrola-se de forma lúdica e divertida mas, simultaneamente, séria e empenhada.
Disciplina dedicada à aprendizagem da leitura e escrita musicais, ao desenvolvimento dos sentidos rítmico, melódico e harmónico, e ao reforço da cultura musical.
Nesta aula a criança aprende a tocar o seu instrumento musical de eleição, numa aula partilhada apenas com outro colega da sua idade.
coordenação;
Ajuda na concentração e na aquisição de bonshábitos de trabalho;
Ensina a disciplina e responsabilidade; Proporciona momentos de socialização ondefazem amigos e aprendem a trabalhar em
conjunto;
Realiza auto-estima e confiança; Desenvolve a imaginação e a criatividade; Desperta o interesse por outras artes,numa forma de interacção com a música;
Ajuda no relacionamento pais-filhos.